ILHA DAS FLORES


 

 

  

ALGUNS DADOS PARA A HISTÓRIA DA MISSÃO NA ILHA DAS FLORES

 

Decorria a primeira metade da década de noventa, dois crentes evangélicos procuraram-me. Vinham por indicação do pastor Virgílio Condesso, que lhes haviam dito que nas Flores morava uma filha de Manuel Gomes, a quem havia conhecido nas Lages do Pico, quando lá pastoreava igreja do Senhor.

Nessa mesma noite procurámos alojamento para o casal que viria abrir o trabalho aqui mas, nada conseguimos. Continuaram as diligências até que foi possível alugar uma pequena casa, situada entre a actual praceta Roberto Mesquita e o Largo 25 de Abril. Estavamos então em 1993.

O pastor Variliano era nessa altura o responsável da igreja em Muge e, por ser açoriano, foi o impulsionador da ideia de se abrir o trabalho missionário nos Açores, o que veio a acontecer, recaindo a escolha na Ilha mais Ocidental da Europa – Flores, onde, isoladamente, havia já duas pessoas cristãs evangélicas.

O trabalho teve início com o casal, então ainda jovens, Carlos Francisco e esposa Conceição que entretanto mudaram a sua residência do local acima referido para a rua Almirante Gago Coutinho.

Entre 1993 e meados de 1997 os cultos realizavam-se num espaço sito à Rua Roberto Mesquita em Santa Cruz das Flores, pertença de um crente da Ilha do Faial, o irmão Hélio Faria, que cedeu o primeiro andar do imóvel para esse fim.

Mais tarde, ainda no pastorado do pastor Variliano, veio a comprar-se as instalações que servem ainda hoje de residência pastoral e num espaço contíguo funciona a casa de culto. Tendo uma vez mais o casal Carlos Francisco e sua esposa mudado para este local.

As obras de adaptação e restauro da referida aquisição, foi feito por um grupo de irmãos que vieram da igreja de Muge, que voluntariamente deram do seu trabalho e assim que as obras se concluíram deu-se a inauguração da casa de culto no dia vinte e quatro de Agosto de 1997 pelas dezasete horas, com a presença de um bom grupo de irmãos vindos do Continente, concretamente da área da igreja Assembleia de Deus de Muge.A placa de inauguração foi descerrada pelo jovem Renato Rosário e a fita inaugural foi cortada pelo crente mais velho irmão Manuel Gomes, o qual tinha sido a referência atrás citada e que, por motivo de doença grave, viera entretanto residir com a esposa, para as Flores, morando junto da filha e do genro. Esta inauguração deu-se durante a vigência do Pastor Verónico Vargas em Muge - sede do trabalho e desta Missão.

Alguns missionários têm passado por cá, uns com uma permanência mais demorada, outros não, atendendo a vários factores de saúde ou familiares.

Durante todos estes anos os irmãos da igreja de Muge com suas congregações têm contribuído financeiramente e também com suas orações, para que seja possível a continuidade deste trabalho.

Ao longo destes anos muitos têm ouvido a proclamação da Palavra de Deus e crido, mas como se diz na parábola do Semeador, assim tem acontecido e, a semente que tem dado fruto tem sido pouca para o esforço que tem sido feito, mas sabemos que a sementeira está a nossa cargo e o crescimento é o Senhor que o dá! Ficamos confiantes no Senhor e aguardamos uma boa colheita para o Seu Reino, é este o desejo de todos nós!

POR: NOÉMIA GOMES

 

  FOTO DA INAUGURAÇÃO COM UM GRUPO DE IRMÃOS VINDOS DO CONTINENTE - IGREJA DE MUGE

 

FOTO DO DESCERRAR DA PLACA INAUGURAL COM O IRMÃO MANUEL GOMES AO CENTRO

 

 

 

 


História do Projeto

Este projecto nasceu da necessidade de tornar conhecido o trabalho do Senhor nosso Deus na maravilhosa Ilha das Flores, dando assim informações detalhadas de como se iniciou este trabalho missionário sustentado integralmente pela Assembleia de Deus Pentecostal de Muge e como tem evoluido  ao longo dos anos. Percorrendo este sitio o internauta ficará inteirado da nossa história. Por certo, outros, depois de nós, continuarão este projecto para a glória de Deus. Convidamo-lo pois, a dar uma espreitadela por estas páginas que deixamos ao vosso dispôr.