ILHA DAS FLORES


 

A PROPÓSITO DA VISITA DO PAPA A ESPANHA NO MÊS DE AGOSTO 2011

 

Não tenho por hábito subestimar a opinião alheia. Entendo que todas as pessoas têm direito a expressar as suas ideias livremente mesmo que estas me sejam contrárias. Por isso mesmo resolvi deixar aqui algumas linhas com relação ao assunto em epígrafe, dado que também me sinto com o direito a expor o que sei estar errado à luz da Palavra de Deus sobre o assunto, vou fazê-lo, no entanto, baseado no ensino das Santas Escrituras.

 

Através da TV, entram-nos casa dentro imagens de mais uma visita papal, desta feita ao país vizinho – Espanha. Até aqui tudo bem, todavia estas mesmas imagens são acompanhadas de palavras proferidas por pessoas que, em nome de Deus e da fé, continuam a embalar o meu povo com doutrinas de homens como se fossem palavras de Deus. Citando Jesus: (Mateus 15:6-9) - E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. - Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:

- Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Também o apóstolo Pedro diz: (I Pedro 4:11) - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. (I Pedro 3:10) - Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

São diversas as coisas que contrariam a Palavra de Deus, mas uma das que pretendo realçar aqui é a existência de confessionários e ainda por cima em tão elevado número – isto é uma afronta à Verdade Bíblica, em pleno século XXI os homens que se consideram líderes espirituais e representantes de Deus na terra tudo fazem para levar o povo de volta a um passado muito triste em que os confessionários eram usados como um meio de substituir a confissão a Deus e exercer um certo controlo sobre os confessos. É claro que, cada um pratica a religião que quer, não estamos contra as pessoas a estas amamos com o amor que Deus nos deu por todos, mas não posso de deixar de, uma vez mais, denunciar o erro da confissão dos pecados a um padre.

 

"A confissão dos pecados segundo a Bíblia”


A ideia da confissão dos pecados a um padre não é mencionado em parte alguma da Bíblia Sagrada. Nem se encontra por todo o Novo Testamento ensino algum sobre a existência de padres/sacerdotes romanos na Nova Aliança. O Novo Testamento ensina que todos os cristãos fiéis às santas Escrituras são sacerdotes. 1 Pedro 2:5-9 diz “sacerdócio santo” e “sacerdócio real”. Apocalipse 1:5 e 5:10 descreve os cristãos como “reino e sacerdotes”. No Velho Testamento, os fiéis aproximavam-se de Deus através dos sacerdotes, (sacerdotes da Velha Aliança, que nada têm a ver com os sacerdotes católico Romanos, estes só passaram a existir cerca do ano 400 da nossa era). Os sacerdotes no Velho Testamento ofereciam sacrifícios a Deus em favor das pessoas. Todavia isso não é mais necessário, pois que, por causa do sacrifício de Jesus Cristo, O Filho de Deus, nascido da virgem Maria, nós podemo-nos agora aproximar diretamente do trono de Deus com confiança (Hebreus 4:16). O rasgar do véu do templo em dois  quando Jesus morreu na Cruz do Calvário foi o simbolismo de que o muralha entre Deus e a humanidade havia sido destruída. A partir de então qualquer pessoa pode aproximar-se de Deus direta e pessoalmente sem o uso de um mediador humano. Porque Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote (Hebreus 4:14-15;10:21), e o único mediador entre nós e Deus (1 Timóteo 2:15).


Quanto à confissão dos pecados, os cristãos são ensinados em 1 João 1:9 a confessar os seus pecados a Deus de modo direto ou seja sem interpostos mediadores. Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados quando a Ele os confessamos. Tiago 5:16 fala da confissão das nossas transgressões “uns aos outros”, mas isto não é o mesmo que confessar os pecados a um padre como a Igreja Católica Romana ensina, porque pecados contra um Deus santo e justo só Ele pode perdoar e o PAI faz isso por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Sacerdotes/líderes da igreja não são mencionados em parte alguma no contexto de Tiago 5:16. Além disso, Tiago 5:16 não relaciona o perdão dos pecados à confissão dos pecados “uns aos outros”. Pecados contra o homem só pelo ofendido podem ser perdoados e também é a ele que devem ser confessados, pois foi ele o lesado.


A Igreja Católica Romana baseia as suas práticas de confissão dos pecados a um padre. Indicam João 20:23: “Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.” Com base neste versículo, os católicos afirmam que Deus deu aos apóstolos a autoridade para perdoar pecados, e que esta autoridade foi passada adiante para os sucessores dos apóstolos, como, por exemplo, os bispos e padres da Igreja Católica Romana. Primeiro: João 20:23 não menciona a confissão dos pecados. Segundo: João 20:23 não promete, ou mesmo sugere, que a autoridade para perdoar pecados seria passada aos sucessores dos apóstolos. A promessa de Jesus foi direcionada e especificamente dirigida aos apóstolos. Terceiro: O Novo Testamento em lugar algum menciona que os apóstolos teriam sucessores para a sua autoridade apostólica. Os católicos indicam ainda Mateus 16:19 e 18:18 (ligar e desligar) como evidência para a autoridade da Igreja Católica para perdoar pecados. Os mesmos três pontos acima se aplicam a essas Escrituras.

A noção da confissão dos pecados a um padre não é ensinada em parte alguma das Escrituras Sagradas.

Concluímos pois, que pecados contra um Deus Santo e Justo só a ELE devemos (1 João 1:9). Como crentes da Nova Aliança, não precisamos de mediadores entre nós e Deus. Podemo-nos chegar a Deus diretamente por causa do sacrifício de Jesus por nós. 1 Timóteo 2:5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”

(Mateus 1:21) - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

 

Não pretendo, por ora, alongar-me mais sobre o assunto. Apelo pois, para a leitura da Bíblia Sagrada e que seja respeitada como Palavra de Deus que é e não sejamos apenas ouvintes da mesma. (Tiago 1:22-25) (Romanos 10:17; João 5:24; atos 4:12 etc…)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Efésios 1:4

 

CRENTES ENVOLVIDOS OU CRISTÃOS COMPROMETIDOS?

Por todo o lado que nos voltemos a palavra que mais se ouve è: “CRISE”. Penso que todos nós percebemos facilmente que o mundo está mergulhado numa busca desenfreada para tentar encontrar alguém a quem seguir. Alguém que seja capaz de liderar. Alguém em quem confie, em quem possa depositar confiança.

 

Os mais novos buscam algo que lhes dê satisfação, prazer, gozo. Os mais velhos, que estão a ver os dias a passar rapidamente e não encontraram ainda plena confiança e respostas para as grandes interrogações da vida, desesperam, alguns, no meio de incertezas e dúvidas.

 Entretanto ainda há no mundo uma entidade que pode fazer alguma coisas pelo mundo perdido - a “IGREJA DE CRISTO”. Todavia, tem que começar dentro de si mesma. Ef 3:8-12

 

EXISTEM ACTUALMENTE NA IGREJA TRÊS TIPOS DE CRENTES

1.     Os que se esforçam para que as coisas aconteçam

1.1-         Com bom testemunho cristão dentro e fora do círculo evangélico

1.2-         Falando de Cristo tentando conquistar os perdidos

1.3-         Integrando os decididos na Igreja local

1.4-         Discipulando os fieis

1.5-         Visitando os verdadeiramente necessitados e orando com eles e por eles

1.6-         Buscando o poder de Deus para melhor o servir - Ef 1:3,16-19

 

2.   Aqueles que pertencem ao grupo dos que apenas estão na expectativa vendo as coisas acontecerem

2.1- Mas nada fazem para que aconteça. 

2.2- Ficam-se pela apreciação da liturgia

2.3    Nunca se envolvem, nunca se comprometem, nunca se assumem, não têm coragem para se identificar, mas sempre estão contra tudo e todos. Ef 2:10

 

2.   Finalmente existem aqueles que nem fazem ideia daquilo que está a acontecer

3.1- São os que sempre acham que tudo vai mal

3.2- Que as coisas não andam, que não há crescimento

3.3- Não vêem, não sentem, não percebem, não entendem o poder operante de Deus nem como Ele está a conduzir as coisas

3.4- Sempre encontram razão para se queixar de tudo e de todos Ef 2:11-18 

Hoje, as pessoas cada vez conhecem mais. Experimentam novos horizontes. O ritmo da vida é cada vez mais rápido. O Stress toma conta de muita gente. Os consultórios médicos cada vez estão cheios e são mais procurados do que nunca. O espiritismo reina e povoa as mentes das pessoas. O conhecimento tecnológico desenvolve-se a uma velocidade incrível.

Repare: - diz quem sabe – que qualquer pessoa que deixe de estudar ao fim de três anos está ultrapassada. Isto é verdade também na vida cristã. O conhecimento humano duplica-se em cada 5 anos. Fala-se muito e insistentemente na colunagem (DN) e inseminação artificial...

Tudo hoje acontece com uma rapidez inacreditável; no entanto, perante este quadro, assistimos a uma coisa espantosa entre os crentes em Cristo: - Enquanto o mundo avança a igreja pára:

1.     Pára de evangelizar como devia

2.     Pára de crescer como devia

3.     Pára de buscar o poder de Deus como precisa

4.     Pára de viver como devia

 

Enquanto isto: Aumentam as dissensões. As murmurações. As contendas. As maledicências. As zangas. Numa só palavra – os maus relacionamentos entre os chamados filhos de Deus...

Ainda apreciamos outro resultado funesto para a igreja: A mornidão espiritual aumenta. A falta de interesse pelos cultos é notória. O desleixo espiritual – o deixa andar é uma realidade. A iniquidade cresce assustadoramente – Ef 4:1-6,11-16

Se este o actual quadro do cristianismo perguntamo-nos: Que testemunho deixamos para a posteridade? Que lição deixamos para o mundo sem Cristo? Que exemplo de vida cristã é o nosso?. Que Cristo é o nosso? Que tipo de Evangelho comunicamos?  Ef 4:17-20

 

É IMPERIOSO:

1.     Que transmitamos o bom cheiro de Cristo - Ef 4:21

2.     Que vivamos realmente o novo nascimento Ef 4:22-24

3.     Que pratiquemos e falemos a verdade como filhos da verdade - Ef 4:25

4.     Que saibamos pôr as coisas no lugar sem ódios, nem vinganças - Ef4:26-27,31

5.     Que vivamos de forma honesta - Ef 4:28,32

6.     Que façamos tudo para edificação - Ef 4:29

7.     Que vivamos de modo a atrair para a nossa vida o Espírito Santo - Ef 4:30

No meio da grande crise mundial a igreja tem tudo de bom ao seu alcance para vencer e mudar muitas vidas, mas não está a saber aproveitar o que Deus lhe está dando - nem para si mesma, nem para os perdidos...

Estamos fechados como que num geto e nem sequer nos apercebemos dos crimes, da violência, das lutas, da destruição dos valores que a cada momento acontecem à nossa volta. Há tanta agitação perturbadora que afecta a todos e a cada um que não poucas vezes somos levados a lutar contra o ser errado - Ef 6:12

São muitas as pessoas que não saem à rua a partir de certas horas porque não estão seguras, confiantes, nem têm capacidade para o fazer e um bom número de igrejas deixaram de fazer os seus cultos à noite pelo mesmo motivo - Ef 6:10-11

A TV passa desenhos animados para crianças que são uma autêntica violência...

Não pouca literatura secular apela à perversão a à promiscuidade sexual, de modo que os valores morais, todos eles estão também em crise. Todas as normas de boa conduta, de bons costumes, de boas maneiras são quebradas com a maior das facilidades- Ef 5:1-8

 Analisemos os seguintes versículos:

V. 1 – tem a ver com o nosso carácter

V. 2 - tem a ver com a nossa conduta, procedimento diário

V. 3-4 – tem a ver com a crise de valores

V. 5 - tem a ver com a selecção divina

V. 6-7 – tem a ver com as nossas escolhas pessoais

V. 8-13 – Aponta para o nosso testemunho cristão e nosso modo de vida quotidiana

V. 14-17 – contém um apelo veemente aos crentes mornos (Ap 3:16) Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

 

No meio deste mundo em crise cada cristão devia poder dizer em boa consciência e com muita convicção: “ORA VEM SENHOR JESUS”

 

A Bíblia diz que a ciência se multiplicará, quando estiver próxima a 2ª vinda de Cristo e de facto assim acontece.

No entanto as pessoas, nomeadamente os crentes, não são mais felizes, antes pelo contrário ... - Ef 6:13-20

 

A armadura de Deus pode ser dividida em duas partes distintas – uma aque trata do nosso carácter e conduta diária. A outra a que se prende com o fundamento da doutrina cristã.

 

AS ARMAS QUE TRATAM DO CARÁCTER E DA CONDUTA CRISTÃ

V. 14 - LOMBOS SINGIDOS COM A VERDADE

Falam de sinceridade, integridade – é como que um cinto que nos aperta e nos dá conforto e segurança.

 

Aqui Paulo não fala da verdade-doutrina, mas da forma como vivemos diariamente. É uma referência às nossas acções e palavras as quais devem denotar sempre sinceridade – integridade - Ef 4:15,25; 5: 6,9

 

V. 14 – VESTIDA A COURAÇA DA JUSTRIÇA

Aponta para a vida santificada. Verdade e justiça juntas fazem parte também do nosso dia-à-dia - Ef 4:24 a verdadeira justiça sempre está associada à santidade

 

Justiça e verdade são como frutos do nosso andar na luz - Ef 5:9

 

É claro que nós como cristãos se queremos ganhar a batalha contra as trevas e sair ilesos da crise que se instalou no mundo e também na igreja, temos que perceber que as duas coisas são fundamentais na nossa vida - “VERDADE E JUSTIÇA” devem caminhar juntas.

 

V. 15 – CALÇADOS OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ

Aponta para a pregação e comunicação verbal da Palavra de Deus Como bons soldados de Jesus Cristo devemos estar sempre prontos para comunicar da nossa salvação a toda a criatura ...

 

AS ARMAS QUE TRATAM DA DOUTRINA CRISTÃ

V. 16 – ESCUDO DA FÉ

Soldados receosos, podem estar envolvidos, mas na primeira dificuldade desertam das fileiras. Somente permanecem os que verdadeiramente se identificam com o seu comandante    “JESUS CRISTO” e se protegem com o escudo da fé, enfrentando as lutas diárias com muita confiança e firmeza.

 

V. 17 – CAPACETE DA SALVAÇÃO

Esta arma aponta para a esperança da salvação em Cristo. Ele garante-nos salvação no presente e no futuro (I Ts 5:8-9). Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade, e tendo por capacete a esperança da salvação.

9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo

 

V. 17 – A ESPADA DO ESPÍRITO

Fala-nos da Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo que é qual espada para destruir o inimigo.

 

Todos nós, crentes em Cristo necessitamos de compreender que estamos numa guerra espiritual, mas se a Palavra de Cristo mora em nós abundantemente então somos mais do que vencedores. (Cl 3;15)

 

(Hb 4:12) Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração

 

Assim armados pudemos ser bons soldados ao serviço do Reis dos reis e Senhor dos senhores, podendo até revolucionar o mundo, conquistando muitos para o reino de Deus, apresentando soluções lógicas e válidas e possíveis em Cristo.

 

As revoluções que geram medo e se impõem pela forças das armas colocam as pessoas umas contra as outras. Colocam as nações em aposições entre si e geram guerras, fazem correr sangue inocente e criam um clima de medo, destruição e morte – tais revoluções não servem o bem comum.

 

Tudo o que o mundo carece é de uma revolução espiritual. Movida pelo amor de Deus, em que entram homens e mulheres lavados no sangue remidor de Cristo. - Ef 1:7-10; 3:14-19

 

Normalmente as revoluções envolvem armas para conseguirem mudanças políticas, económicas e socio-culturais, mas os problemas fundamentais das pessoas ficam por resolver, porque a sociedade não será mudada sem que primeiramente as pessoas sejam transformadas interiormente. - Ef 2:1-10; 2:11-17

 

Sem passar pela cruz o indivíduo mantém-se sempre o mesmo como diz Ef 2:1 “MORTO EM DELITOS E PECADOS”

 

Ef 5:18-21 é disto que as pessoas precisam:

1.     Ver crentes cheios do Espírito Santo

2.     Crentes que em lugar do cântico fúnebre e da murmuração provocado pela separação de Deus – entoem hinos de verdadeiro louvor ao Criador

3.     Crentes que se amam mutuamente no temor do Senhor

4.     Mas tudo isto passa pela regeneração e dedicação dos crentes em verdadeira cooperação com Deus - Ef 5:9-17

 

(II Co 5:17-19) 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Jesus disse aos Seus discípulos: (Mt 16:24) Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

 

E Paulo afirmou: (Gl 2:20) Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

 

PAULO TERMINA A CARTA AOS EFÉSIOS COM INSTRUÇÕES PRECIOSAS

1.     Exorta à oração mútua - Ef 6:18-20

Não apenas orar, mas orar no Espírito. Precisamos de estar despertos para 2 coisas:

1.1-         Para cuidarmos da nossa própria protecção - orando

1.2-         Para cuidarmos também da protecção de todos os santos

 

Paulo pede orações em seu favor para que não perca a coragem de proclamar e Evangelho ...

 

2.   PAULO DÁ INSTRUÇÕES DIZENDO QUE O CONSOLO ACABARÁ POR CHEGAR - EF 6:21-22

Tíquico foi enviado com esta carta para os encorajar. Quantas vezes negligenciamos a necessidade de ministrarmos uns aos outros em amor para edificação mútua.

 

Onde quer que a Palavra de Deus chegue há vidas transformadas, vidas mudadas, nova vida, nova esperança, novo propósito.   Cremos nisto? ...

 

Se cremos havemos de demonstrá-lo na nossa própria vida, sem contradição alguma e de 3 modos diferentes:

1.     Na cooperação – que é a nossa maneira de conviver com os outros - Ef 4:1-5

2.     Na santificação - que é a nossa separação do mundanismo - Ef 4:16; 5:21

3.     Na submissão - que é o nosso comportamento no lar e na vida activa - Ef 5:22,6:9

 

AO NÍVEL DA COOPERAÇÃO PUDEMOS ENTENDER 3 COISAS:

1.     AQUELA QUE SE PRENDE COM AS NOSSAS ATITUDES E UNIDADE 

      EF 4:1-6

Pelo facto de sermos cristãos, não quer dizer que todos nos iremos dar bem uns com os outros e ter bons relacionamentos de modo automático.

 

Não, isto requer um esforço consciente da parte de cada um de nós para se manter a harmonia requerida no corpo de Cristo aqui na terra. Ef 4:2-3

 

Não deve haver discórdias doutrinárias na igreja, pois só há um corpo, um Espírito, uma só esperança, um só Deus e Pai.

 

Pelas mesmas razões também não deve haver entre os crentes conflitos de personalidade - Ef 4:4-5

 

2.     AQUELA QUE SE PRENDE COM DONS E UNIDADE - Ef 4-7-13

O Corpo de cristo tem muitos membros e cada um tem o seu próprio dom que deve ser exercido para o bem comum.

Nenhum crente deve procurar uma posição na igreja através de rivalidade ou de concorrências, mas todos se devem colocar nas mãos de Deus para serem usados e fazer a coisas certa, no lugar certo e no momento certo,

 

3.     AQUELA QUE SE PRENDE COM O CRESCIMENTO E UNIDADE 

     Ef 4:14-16

A unidade depende muito da sanidade e do crescimento ou seja da maturidade espiritual de cada membro da igreja.

 

Espiritualmente os crentes não devem ser mais meninos, mas todos devem crescer e amadurecer na fé. Mas como acontece isso?

 

ANDANDO EM SANTIFICAÇÃO

Ef 4:17; 5:20

 

Paulo exorta aqui a vivermos separados do mundo. Ele lembra qual deve ser a vida pessoal de cada crente.

 

Paulo chama a atenção para o facto de que as nossas vidas devem ser completamente distintas das pessoas sem Jesus, sustentando a diferença por meio:

 

1.     CONTRASTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE - EF 4:17-24

V. 17 – Não mais como os gentios

V. 18-19 – Os gentios endureceram o coração com relação a Deus e tornaram-se insensíveis ...

V. 20-24 – O crente não deve andar mais como os gentios

 

VEJAMOS ALGUNS CONTRASTE ENTRE O VELHO E O NOVO HOMEM: 

EF 4:25-32

 

TIRAR O VELHO HOMEM                           VESTIR O NOVO HOMEM

Mentira........................................................Verdade

Furto........................................................Trabalho; auxílio ao necessitado

Palavras torpes..................................................Palavras edificantes

Amargura, cólera, ira, gritaria.......benignidade, compaixão, perdão, amor

 

MAIS CONTRASTE ENTRE O VELHO E A NOVO HOMEM   - EF 5:1-14

TREVAS..........................................................LUZ

Incrédulo........................................................Crente

Mundo............................................................Cristo

Pecadores......................................................Luz no Senhor

Obras infrutíferas...........................................Bom fruto

Mortos............................................................Despertos

 

OUTROS CONTRASTES – ENTRE O VELHO E O NOVO HOMEM EF5:15-21

SOB O EFEITO DO VINHO...................SOB O EFEITO DO ESPÍRITO SANTO

Contendas...............................Fala em salmos, hinos, cânticos espirituais

Desleixo.................................................Sabe dar graças a Deus por tudo

Canta grita desordenadamente.....Sabe estar sujeito aos outros no temor de Deus e respeita os demais

 

O enchimento do Espírito Santo não é algo que acontece apenas uma vez na vida, mas deve ser uma experiência constante e permanente.

 

 

ANDANDO EM SUMISSÃO -   Ef 5:21 a 6:19

V.21 – Cada um deve ser submisso ao outro. A vida em família é o maior exemplo onde se deve manifestar a nossa submissão da seguinte forma:

V. 22 – Sujeição – submissão no comportamento, no lar e no trabalho Ef 5:22; 6:9

V. 23 – Autoridade –

V. 25 – Amor - V33

V. 26 – Santificação - é a nossa separação do mundo e tudo o que nele há - Ef 4:17-5:21

V. 29 – Relacionamento e cuidados mútuos - a nossa cooperação, maneira de conviver - Ef 4_17-5:21

V. 31 – União legítima

V. 6:4 – se os filhos devem obediência aos pais, estes por seu lado devem ver os filhos como pessoas em processo de amadurecimento e aperfeiçoamento e não devem frustrá-los na tentativa de fazê-los crescer pela força.

              Também a vida social é um bom lugar para demonstrar submissão - Ef 6:5-9

 

ANDANDO SOB PROTECÇÃO   Ef 6:10-24

Na batalha diária não devemos confundir o nosso inimigo. Devemos saber bem quem ele é !...

 

De acordo com a mitologia grega, Aquiles era o mais valente dos guerreiros que participaram na guerra de Tróia. Diz a lenda que quando Aquiles era bébe, sua mãe mergulho-o mas águas do rio Estige, tornando-o assim invulnerável, excepto a parte do seu corpo por onde ela o segurou – o conhecido “calcanhar de Aquiles”. E vejam bem, diz que foi precisamente ali, naquele calcanhar, que a flecha fatal, atirada por Páris, filho do rei Príamo, de Tróia, atingiu e matou Aquiles.

 

Cuidado irmãos, não podemos pensar que pelo facto de termos tão preciosa armadura à nossa disposição, estamos automaticamente protegidos dos ataques do inimigo.

 

Aquiles, era supostamente invencível, no entanto tombou quando menos se esperava porque tinha o seu ponto fraco.

 

É possível que também tenhamos o nosso ponto fraco e o inimigo vai atacar aí mesmo e pode-nos ser fatal.

 

Vivemos num mundo em que o conceito de certo ou errado é aferido pelos nossos sentimentos e estes, não poucas vezes traem-nos.

 

Em vez disso lembremo-nos do que a Bíblia diz: (II Co 13:5) Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

 

Somente assim temos condições para detectar qualquer fraqueza que se possa ter desenvolvido em nós, de modo a sermos alertados para as corrigir, atempadamente antes do ataque do inimigo.

 

COMO PERCEBER OS SINTOMAS DE FRAQUEZA ESPIRITUAL

1.     Pelo descuido da leitura da Bíblia

2.     Pela negligência na frequência aos cultos na igreja local

3.     Pela apatia espiritual – mornidão

4.     Pela falta de vontade para orar

5.     Pelo desprazer na comunhão fraterna

6.     Pela entrega às coisas do mundo, mais do que à coisas de Deus

7.     Quando se torna mais fácil murmurar do que adorar e louvar

8.     Quando estar presente é tudo, mesmo sem desejo de estar

9.     Quando não temos alvos espirituais

10.   Pela facilidade com que se choca com os outros irmãos em Cristo

 

Uma vez que a armadura que Deus coloca à nossa disposição é espiritual, torna-se necessário que o Espírito Santo actue livremente na nossa vida.

 

A acção do Espírito Santo na nossa vida vê-se pelos frutos que demonstramos na nossa diariamente.

 

Precisamos fazer uma auto-análise sincera para verificar se estamos a produzir as obras da carne ou os frutos do espírito Ef 4:44-27

Gl 5:22-26  Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23 Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

26 Não sejamos cobiçosos de vanglorias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

 

(I Pe 4:7-8)  E já esta próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

8 Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.

 

COMO VENCER AS FRAQUEZAS

1.     Façamos tudo para proteger os nossos sentidos usando a armadura de Deus

1.1           A Couraça da justiça – protege o coração e o santifica

1.2               O Capacete da Salvação – protege a nossa mente e a   renova

1.3               A Verdade – protege a nossa integridade espiritual

1.4              Os pés Calçados – protegem da preguiça em levar a boa nova

1.5              O Escudo da fé – faz-nos avançar e derrubar as trincheiras inimigas

1.6              A Espada do Espírito – ataca o inimigo e nos ajuda a vencê-lo

 

Quando os crentes descuidam o uso da armadura de Deus, demonstram um abaixamento nos padrões bíblicos, achando divertido, giro, agradável tudo ou quase tudo aquilo que antes os chocava e ofendia.   Ef 4:27

 

ILUSTRAÇÃO:

Se alguém se chega-se junto do irmão e lhe disse-se: “cuidado o seu sapato está desatado” com certeza que ia imediatamente apertá-lo não fosse mesmo o caso de tropeçar e cair.

 

Ou se alguém nos disse-se “ A sua camisa tem uma nódoa” – por certo não nos sentiríamos bem enquanto não a trocássemos.

 

Do mesmo modo e com a mesma rapidez, temos que reagir no que diz respeito à nossa vida espiritual quanto às nossas fraquezas e pecados. (às vezes são mesmo iniquidades)

 

Sapatos desapertados, nódoas na roupa podem levar os outros a olhar para nós com desaprovação, mas pecados não confessados e corrigidos, não são do agrado de Deus. Ef 5:13

 

Todos nós em cristo, podemos ser mais do que vencedores - temos à nossa disposição tudo o que é preciso para vencer. Agora depende de nós querermos ou não fazer correcção daquilo que sabemos que está mal na nossa vida. Ef 3:16.21

 

Cuidado com o nosso calcanhar de Aquiles.

 

Afinal o que somos: Crentes envolvidos ou cristãos mesmo comprometidos ?

 

 

 

ILUSTRAÇÃO:

Avô e Neto, ambos crentes da mesma igreja e denominação, conversavam animadamente depois do culto e enquanto caminhavam para casa, quando o avô inopinadamente disse:

 

AVÔ: - Hoje o culto não valeu nada!

 

NETO: - Bom avô o culto somos nós que o fazemos!

 

AVÔ: - É verdade, mas viste bem, até o saldo foi negativo!

 

NETO: - E quanto colocaste na oferta hoje avô?

 

AVÔ: - Cinco tostões.

 

NETO: - Olha lá avô: também por cinco tostões o que é que tu querias

              Mais? ! ...

 

É assim, por vezes não recebemos mais porque também damo-nos muito pouco. Exigimos muito mais do que aqui que damos.

 

Envolvemo-nos apenas e não nos comprometemos e isto é espiritualmente mau.

 

Ef 6:6-8

 

 

 

 

A VELHA OPOSIÇÃO

Deus tem muito amor por todos nós e também tem para cada pessoa um plano maravilhoso. Mas nem todos podem experimentar o grande amor de Deus porque o pecado ainda reina, ainda está activo em suas vidas. Sem o reconhecimento pessoal de que somos pecadores e a consequente e sincera confissão dos mesmos, o pecado impede-nos de chegarmos a Deus. (Pro 28:13)

 

O homem é pecador (Rm 3:23) e por causa disso está separado de Deus. Para poder experimentar o amor e o plano de Deus em sua vida precisa primeiro de resolver o problema do pecado. (Rm 6:23)

 

Existe unicamente um meio – uma maneira para nos libertarmos dos nossos pecados, chama-se Jesus Cristo, o Filho de Deus, "Crê Nele e serás salvo". (Mt 1:21; At 16:31)

 

Não há outro meio de salvação eterna a não ser por Cristo "Todos podemos ser salvos unicamente pela graça do Senhor Jesus Cristo" e nada mais. (At 15:11) Somente a fé em Jesus Cristo, O Filho de Deus, faz a diferença e não as palavras.

 

A humanidade trava uma velha batalha contra o plano de Deus para o perdão dos pecados e consequente salvação eterna.

 

1. Deus vendo as pessoas a pecar e a caminharem para a perdição enviou Jesus Cristo, O Príncipe da Vida, pois “Nele estava a Vida e a Vida era a Luz dos homens,” mas os homens procurando inutilizar o plano divino, quiseram apagaram essa Luz que veio do céu tirando-lhe a vida. (João 1:1-14)

 

2. Nesta luta desenfreada contra os princípios do Criador os homens crucificaram Jesus, mas tal como estava escrito: Deus o ressuscitou dos mortos (At 4:10)

 

3. Deus colocou Jesus como “único Mediador entre nós e Deus,” e para contrariar, os homens inventaram muitos outros supostos mediadores (I Tm 2:5; I João 2:1)

 

4. Deus na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, diz que somente em Cristo Jesus há salvação, e em nenhum outro nome, mais uma vez tentando embaraçar o plano de Deus para salvação as pessoas passaram a invocar muitos outros  nomes afirmando que por meio deles podemos ser salvos e perdoados – ao contrário do ensino divino (At 4:11-12)

 

5. Deus afirma nas Escrituras Sagradas que o sangue de Jesus Cristo derramado uma única vez na cruz do Calvário nos purifica de todo o pecado, porém, os religiosos dizem que os mesmos podem ser perdoados pela confissão auricular, pela extrema unção e por mais umas quantas invencionices humanas (II Cor 5:17-21; I João 1:5-7,9)

 

6. A religião dos homens afirma que a cada celebração eucarística o sangue de Jesus Cristo é derramado pelo pecado. Deus assevera que Cristo se ofereceu uma única vez para tirar os pecados, o Justo pelos injustos (Hb 9:28; 10:10-14; I Pe 3:18)

 

7. Deus diz: “não terás outros deuses diante de Mim (Êx 20:1-4) Porque “Deus é Espírito e é assim que Ele quer ser adorado” (João4:23-24) A religião apresenta-nos uma lista infindável de deuses, ídolos a quem prestar veneração/adoração.

 

8. Deus ensina que não são deuses o que os homens fazem com suas próprias mãos conforme a arte e imaginação de cada um, no entanto, os homens não somente os fazem, como também os adoram, veneram e canonizam como se estivesse em suas mãos o poder de tornar alguém “santo” ou se os santos fossem obra das mãos e vontade humana (Ex 20:3,23; Isaías 40:18-20; 44:8-20; Actos 19:26)

 

9. Deus proíbe e condena o espiritismo em qualquer das suas múltiplas formas, porque todas elas possuem uma mesma fonte de inspiração vinda do inferno inspirada por Satanás, contudo os homens cada vez alimentam mais ações  diabólicas e até nos entram pela casa dentro através da TV, para não falar das muitas revistas da nossa praça que se dedicam quase por inteiro a estas abominações e embustes demoníacos.

No entanto Deus mantém-se fiel a Si mesmo. Deixo aqui alguns textos da Bíblia Sagrada para conferir (Dt 18:10-14; Jó 7:9; Ecl 9:5-6; II Cor 4:4; II Cor 11:14-15; I Tm 4:1; Hb 9:27Apoc 21:8)

 

O que acima foi referido julgo ser suficiente para mostrar que não adiante ao homem, venha ele de branco ou de preto vestido, use ou não colarinho clerical ou barrete cardinalício, esteja ele sentado no seu trono de onde faz emanar os seus ensinos e decretos – como se fosse “Deus”. Onde quer que esteja ou seja, tentar contrariar o plano de Deus para a Salvação é inútil. O Eterno Criador sempre levará por diante os Seus propósitos, por mais que os homens o tentem contrariar ELE é soberano e um dia os julgará por sua iniquidade. (Isaías 45:8; Salmo 115:1-18; Apocalipse 20:12)

 

Mas a quantos O receberam Deus deu-lhe o direito e o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome “Jesus” (Jo 1:12)

 

Se é um dos que se opõe ao plano de Deus para salvação da humanidade, pare um instante e reflita, arrependa-se do seu pecado, receba o Senhor Jesus Cristo pela fé em obediência à Sua palavra e pode experimentar o grande amor de Deus e usufruir da vida eterna, a qual se consegue apenas e só por Cristo Jesus nosso Senhor.

AS  QUATRO LEIS ESPIRITUAIS

 ASSIM COMO EXISTEM LEIS QUE GOVERNAM O UNIVERSO, TAMBÉM EXITEM  LEIS QUE REGEM A VIDA ESPIRITUAL

 JÁ   AS  CONHECE?

 

1

Primeira
Lei

    Deus  ama-te  e tem um plano 
    maravilhoso para tua vida.

  O AMOR DE DEUS

" Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça,mas tenha a vida eterna." (João 3:16)


O PLANO DE DEUS              

Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (uma vida abundante e com propósito).    (João 10:10)

Porque a maioria das pessoas não está  a experimentar essa "vida abundante"?     

 PORQUE:

2

Segunda Lei

O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

  O HOMEM É PECADOR 

 "Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus..." (Romanos 3:23)

  O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus  desfez-se. Este estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado. 

 O HOMEM ESTÁ SEPARADODE DEUS

"Pois o salário do pecado é a morte..." (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23)

  

 Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc. 

A Terceira Lei  mostra-nos a única resposta para o problema dessa separação...

3

Terceira
Lei

Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele  podes conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a tua vida.

 ELE MORREU EM NOSSO LUGAR

"Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)

ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS

"Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras... e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..."        (1 Coríntios 15:3-6)

 ELE, JESUS CRISTO, É O ÚNICO CAMINHO

 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6)

 Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.

   

  Mas não é suficiente conhecer essas três leis... conheça  ainda a quarta Lei

4

Quarta
Lei

 Precisamos receber  Jesus Cristo como  Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a nossa vida.

PRECISAMOS RECEBER CRISTO 

"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus." (João 1:12) 
 

RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ

 "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)

RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL

 Cristo afirma: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei..."        (Apocalipse 3:20)

 Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados.

 Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal.

 
Os dois círculos ABAIXO representam dois tipos de vida:

VIDA
CONTROLADA PELO "EU"

O "EU"  no centro da vida. CRISTO  do lado de fora da vida.

Ações e atitude controladas pelo "EU ", resultando em discórdias e frustrações.

 

VIDA CONTROLADA POR CRISTO

CRISTO no centro da vida. O "EU"  fora do centro.

Ações a atitudes controladas por CRISTO,resultando 

em harmonia com o plano de Deus.

Qual dos dois círculos representa melhor a tua vida?

 Qual deles gostarias que representa-se a tua vida?

 Fica a Pergunta:  Como podes receber  Cristo como teu Salvador e Senhor ?. 

 Para que o possas fazer, lê o que a seguir está escrito. 

 PODES  RECEBER JESUS CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO  (Orar é falar com Deus).

 Deus conhece o teu coração e está mais interessado na atitude do teu coração do que em meras palavras.               

 A oração seguinte serve como exemplo: 

 "Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu Te agradeço por teres morrido na cruz pelos meus pecados. Abro a porta do meu coração e Te recebo como meu Salvador e Senhor.Obrigado por perdoares os meus pecados e me dares a vida eterna. Toma conta da minha vida e faz de mim o tipo de pessoa que desejas que eu seja."

 Esta oração, expressa o desejo do seu coração? 

 Se assim for, faz esta oração agora mesmo e Cristo entrará em tua vida, como prometeu.

 "Mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêm no seu nome"  (da Bíblia, João 1.12) 

  A distância mais curta para o teu problema e a solução, está entre o teu joelho e o chão, humilha-te diante de Deus e ELE responderá ao teu desejo e necessidade.

  Se precisas de ajuda espíritual (gratuíta) entra em contacto connosco.

 

 

CONDENADO, MAS VITORIOSO!

Jo 19:1-4

Pilatos ou Pôncio Pilatos (Mt 27:2; Lc 3:1; At 4:27; I Tm 6:13) Pilatos teve um comportamento hipócrita no julgamento de Jesus. Soube disfarçar muito bem o seu procedimento como arma de arremesso ao julgar Jesus.

1.     Condenou Jesus simulando defesa; o seu coração pendia a favor dos algozes do Filho de Deus.

2.     Pilatos vendeu-se ao respeito humano.

a)     É perigoso quando agimos em função dos respeitos humanos – logo apoiamos injustiças

b)    Quantos julgamentos injustos se têm feito quando se ache como Pilatos.

Pilatos foi elevado a governador da província romana da Judeia, no ano 26 A.D. por Tibério, procurador da Judeia, governou durante dez anos, findou no ano 36 ou princípio de 37, …Eusébio de Cesaréia, em sua História Eclesiástica, afirma que Pilatos caiu em desgraça para com o  imperador Calígula e cometeu suicídio por volta do ano 37 d.C. Deus, O Senhor, julga independentemente da personalidade, religião ou raça. Ele só tem um padrão de justiça. Ele não tem dois pesos e duas medidas. Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. (Sl 115:1) Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo. (Lv 19:15) Sejamos pois observadores da justiça…

Jo 19:1 -  … e o açoitou

 (1) No açoitamento romano, a vítima era despida e presa a uma coluna, ou então curvava-se sobre um tronco, com as mãos atadas nele. O instrumento de tortura consistia num curto cabo de madeira no qual estavam presas várias tiras de couro com pequenos pedaços de ferro ou osso, presos nas pontas. Os golpes eram aplicados às costas da vítima por dois algozes, um de cada lado da vítima. Os cortes eram tão profundos que apareciam as veias, as artérias, e, às vezes, até certos órgãos internos. Muitas vezes, a vítima morria durante o açoitamento ou flagelação.

 (2) A flagelação era uma tortura pavorosa. O fato de Jesus não poder levar a cruz deve ter sido por causa do seu horrível sofrimento, resultante desse castigo (Mt 27:32) - E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.

 (Lucas 23:26) - E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.  

 (Isaías 52:14) - Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

 (Is 53.5) Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras fomos sarados

(1 Pe 2.24) - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

 Antes de todos estes sofrimentos Jesus -  tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; - Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido - E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. (Lucas 18:31-33)

 Jo 19:2

Mateus acrescenta mais pormenores (Mt 27.26-30) - E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte. E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; - E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.- E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.  Jo 19:3

 Desamarraram a


 

 BEIJO QUE LIBERTA

- Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. (Salmos 2:12)

Este não é o beijo da traição com que Judas o traiu, é antes o beijo do pecador arrependido. O Caminho dos homens é longo e mais longo se torna quando não nos voltamos para Ele contritos. Em breve Ele virá buscar os que O receberam pela fé e logo a Sua ira se descarregará sobre aqueles que O rejeitaram, mas bem-aventurados os que Nele confiam, porque dos tais é o reino dos céus.

Os sinais se estão a cumprir com uma rapidez incrível e cada vez estamos mai perto do fim, do fim, é como quem diz, do princípio do fim; porque após o arrebatamento da igreja de Cristo começa algo novo e Ele está agora a dar um tempo de espera para ver se o último dos ímpios se decide. Se ainda não entregaste tua vida a Jesus podes crer que Ele está mesmo à tua espera para que não te percas eternamente. Beija O Filho, sujeita-te a Ele, para que se não ire! Aceita-O agora e serás salvo e experimentarás as delicias perpetuas na presença do Todo Poderoso.

O beijo era um sinal de sujeição e amizade (I Samuel 10:1; I Reis 19:18; Oséias 13:2) Judas traiu o Mestre com  um beijo, entregando-O assim para ser crucificado, mas Jesus, O Mestre por excelência, aquele  que tudo sabe,conhecia a intenção de Judas e disse-lhe: "Amigo a que vieste?", com um beijo trais o Filho do Homem". Quantos dizendo que creem em Jesus usam ainda hoje, a mesma táctica e meios semelhamtes para o negarem. Com sua boca pronunciam o Seu nome, mas na prática não lhe obedecem, não lhe estão sujeitos, ainda que aparentem ter-lhe algum respeito. "Servi ao Senhor com temor e alegriai-vos com tremor" (salmo 2:11)

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Salmos 111:10)

É bom tomar para nós mesmos as advertências contidas no Salmo 2:12

1. Sejamos cautelosos e muito zelosos

2. Deixemo-nos instruir por Ele.

3. Sirvamos ao Senhor com alegria

4. Beijemos ( Sujeitemo-nos) O Filho, pois Ele se entregou por todos nós em preço de resgate


 

MAS À MEIA NOITE!...

Mt 25:1-13

Mt 25:6

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro.

 Aqui encontramos uma referência à 2ª vinda de Cristo, nessa ocasião os cristãos remidos, fiéis a Ele serão arrebatados, levados para o céu e poupados da grande tribulação que assolará o Mundo.

Por meio desta escritura sagrada, quer o Senhor despertar-nos e avisar-nos de que o tempo está próximo (I Cor 7:29) Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia…

Nesta parábola de Jesus encontramos 10 virgens, todas escutaram o clamor da Meia-noite, (Mt 25:6), no entanto só 5 delas se encontravam verdadeiramente preparadas.

Que possamos abrir os nossos corações para entendermos a Palavra do Senhor e percebermos a nossa necessidade de estarmos devidamente preparados, quando o Senhor fizer chamada.

 

  1. Meia-noite – é uma expressão que nos diz que o dia já passou.

Precisamente à meia-noite, ou às zero horas, ou às 24 horas, termina o dia, faz parte do passado…

Assim a expressão Meia-noite, significa que um dia de um período de tempo terminou…

O período de tempo que está agora para findar é chamado da dispensação da Igreja ou também dispensação do Espírito Santo e ainda dispensação da Graça…

 (Rm 11:25) Porque não quero, irmãos que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. Ou seja, até que o número dos não judeus venha para Jesus. (Lc 21:24)

 Precisamente no momento em que Jesus arrebatar a Sua Igreja fiel, este período acabará irreversivelmente.

Estamos, por isso, a viver os últimos tempos da Igreja de Jesus aqui na Terra… Igreja que segunda a Bíblia é a coluna e firmeza da verdade (I Tm 3:15) É a Igreja de Cristo que sustenta a verdade a respeito de Cristo, isto denota a responsabilidade de que cada cristão perante um Mundo de pecado…

 Havemos de trabalhar enquanto é dia, diz o Senhor, pois a noite vem quando nada mais será possível fazer. (Jo 9:4)

 

  1. Meia-noite, - é uma expressão que nos aponta para um novo dia que vai surgir.

Este novo dia está prestes a nascer. Que novo dia será esse? (Is 21:12) Vem a manhã e também a noite

  1. Vem a manhã, anuncia um novo dia, o dia da eternidade, que terá início quando Jesus chamar para Si aqueles que estão lavados e purificados no Seu precioso sangue. O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Cor 1:8)

(Fp 1:6) Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.

 

A manhã do arrebatamento em que os cristãos vivos serão transformados nu abrir e fechar de olhos e os cristãos que morreram em Cristo ressuscitarão e uns e outros subirão ao encontro do Senhor nos ares para celebrarem, na glória, as Bodas do Cordeiro e unirem-se a Cristo para sempre (I Ts 4:13-18; I Cor 15:23)

 

  1. A Noite vem, - Quando isto acontecer, o que está para breve, começará também, para o mundo, o chamado dia do Cordeiro, os que rejeitaram Cristo encontrar-se-ão então no lagar da Ira de Deus, lagar (mundo) que repentinamente será pisado sem misericórdia. Assim como aconteceu nos dias de Noé (Gn 7:11-12; Mt 24:39; Ap 6:16-17; 14:9; 15:7; 16: 19; 19:15)

 As trevas tomarão conta de toda a Terra (Is 8:21-22)

 

 III.            A Meia-noite, - é a hora mais negra, mais escura… Para os fieis em Cristo nada disto nos causa admiração porque estamos familiarizados com as Sagradas Escrituras e sabemos desde à muito o que dizem a este respeito e por isso nos preparamos para o encontro com o Senhor nos ares.

O mundo em que vivemos é um lugar escuro, (II Pe 1:18) onde há trevas medonhas, angustias e perplexidades de toda a ordem, mas para os cristãos fieis a Jesus o lugar escuro, está iluminado pelas santas e preciosas promessas do Senhor nosso Deus. Sabemos que quanto mais escura for a noite, mais perto estamos do regresso do nosso amado Salvador.

 

1.      A Natureza sente as trevas, Quando Jesus morreu na Cruz, o Sol perdeu o seu brilho e houve trevas sobre toda a Terra (Mt 27:45)

 Agora, toda a Natureza geme, pelas coisas que hão-de acontecer Rm 8:22-23) Terramotos, pestes, fomes, catástrofes de toda a ordem – tudo isso previsto na Bíblia Sagrada. (Lc 21:11,25) mas as pessoas não ligam ao aviso…

 

2.      As pessoas sentem as trevas, Todos se apercebem e falam dos tempos difíceis que já estamos a viver, perseguições, ódio, corrupção moral … provam que já é noite à muito tempo (Lc 17:28; 21:12,16-17)

 

3.      As Nações estão em trevas, Há guerras e rumores de guerras, (Lc 21:9; Mt 24:6)

 Os ataques nucleares são uma ameaça constante E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;

26 Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo. Porquanto as virtudes do céu serão abaladas.

 (Lc 21:25-26)

 O Mundo percebe e fala de um futuro negro, escuro, mas teima em não se preparar para a maior de todas as catástrofes a nível mundial – A Grande Tribulação (Mt 24:21) – Se Cristo continuar a ser negado, não há possibilidade de recurso. As trevas da Meia-noite já se instalaram aqui.

 Mt 25:6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro.

 Naquela hora, marcada pelo Pai… Jesus virá!... Hoje ainda se diz que Jesus virá, mas após aquele momento nunca mais se dirá que virá, antes: à Meia-noite, ouvir-se-á o clamor de gozo, produzido pelos remidos do Senhor, que encherá a Terra e o Céu: exclamando - ELE CHEGOU!  Mt 25:10

 Nessa ocasião os salvos entrarão nas moradas eternas que Jesus foi preparar para os Seus (Ap 7:14)

 à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo,

 Meus irmãos, estais a ouvir esse clamor, estais atentos aos sinais da Sua vinda? Estais preparados para subir com Ele? Só um povo atento e preparado tem condições para despertar os outros à sua volta e anunciar-lhes que Cristo vai voltar…

 Saí-lhe ao encontro, estás pronto para responder positivamente? O clamor da Meia-noite não é ocasião de preparação, não, meu irmão a tua lâmpada tem que estar preparada antecipadamente: hoje, agora mesmo.

 Que ao soar o clamor possamos ir prontamente ao Seu encontro, que nada nos impeça de o fazer.

 Esta chamada é para que todos se possam preparar…

 

 

 

A VELHA OPOSIÇÃO

Deus tem muito amor por todos nós e também tem para cada pessoa um plano maravilhoso. Mas nem todos podem experimentar o grande amor de Deus porque o pecado ainda reina, ainda está activo em suas vidas. Sem o reconhecimento pessoal de que somos pecadores e a consequente e sincera confissão dos mesmos, o pecado impede-nos de chegarmos a Deus. (Pro 28:13)

 

O homem é pecador (Rm 3:23) e por causa disso está separado de Deus. Para poder experimentar o amor e o plano de Deus em sua vida precisa primeiro de resolver o problema do pecado. (Rm 6:23)

 

Existe unicamente um meio – uma maneira para nos libertarmos dos nossos pecados, chama-se Jesus Cristo, o Filho de Deus, "Crê Nele e serás salvo". (Mt 1:21; At 16:31)

 

Não há outro meio de salvação eterna a não ser por Cristo "Todos podemos ser salvos unicamente pela graça do Senhor Jesus Cristo" e nada mais. (At 15:11) Somente a fé em Jesus Cristo, O Filho de Deus, faz a diferença e não as palavras.

 

A humanidade trava uma velha batalha contra o plano de Deus para o perdão dos pecados e consequente salvação eterna.

 

1. Deus vendo as pessoas a pecar e a caminharem para a perdição enviou Jesus Cristo, O Príncipe da Vida, pois “Nele estava a Vida e a Vida era a Luz dos homens,” mas os homens procurando inutilizar o plano divino, quiseram apagaram essa Luz que veio do céu tirando-lhe a vida. (João 1:1-14)

 

2. Nesta luta desenfreada contra os princípios do Criador os homens crucificaram Jesus, mas tal como estava escrito: Deus o ressuscitou dos mortos (At 4:10)

 

3. Deus colocou Jesus como “único Mediador entre nós e Deus,” e para contrariar, os homens inventaram muitos outros supostos mediadores (I Tm 2:5; I João 2:1)

 

4. Deus na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, diz que somente em Cristo Jesus há salvação, e em nenhum outro nome, mais uma vez tentando embaraçar o plano de Deus para salvação as pessoas passaram a invocar muitos outros  nomes afirmando que por meio deles podemos ser salvos e perdoados – ao contrário do ensino divino (At 4:11-12)

 

5. Deus afirma nas Escrituras Sagradas que o sangue de Jesus Cristo derramado uma única vez na cruz do Calvário nos purifica de todo o pecado, porém, os religiosos dizem que os mesmos podem ser perdoados pela confissão auricular, pela extrema unção e por mais umas quantas invencionices humanas (II Cor 5:17-21; I João 1:5-7,9)

 

6. A religião dos homens afirma que a cada celebração eucarística o sangue de Jesus Cristo é derramado pelo pecado. Deus assevera que Cristo se ofereceu uma única vez para tirar os pecados, o Justo pelos injustos (Hb 9:28; 10:10-14; I Pe 3:18)

 

7. Deus diz: “não terás outros deuses diante de Mim (Êx 20:1-4) Porque “Deus é Espírito e é assim que Ele quer ser adorado” (João4:23-24) A religião apresenta-nos uma lista infindável de deuses, ídolos a quem prestar veneração/adoração.

 

8. Deus ensina que não são deuses o que os homens fazem com suas próprias mãos conforme a arte e imaginação de cada um, no entanto, os homens não somente os fazem, como também os adoram, veneram e canonizam como se estivesse em suas mãos o poder de tornar alguém “santo” ou se os santos fossem obra das mãos e vontade humana (Ex 20:3,23; Isaías 40:18-20; 44:8-20; Actos 19:26)

 

9. Deus proíbe e condena o espiritismo em qualquer das suas múltiplas formas, porque todas elas possuem uma mesma fonte de inspiração vinda do inferno inspirada por Satanás, contudo os homens cada vez alimentam mais ações  diabólicas e até nos entram pela casa dentro através da TV, para não falar das muitas revistas da nossa praça que se dedicam quase por inteiro a estas abominações e embustes demoníacos.

No entanto Deus mantém-se fiel a Si mesmo. Deixo aqui alguns textos da Bíblia Sagrada para conferir (Dt 18:10-14; Jó 7:9; Ecl 9:5-6; II Cor 4:4; II Cor 11:14-15; I Tm 4:1; Hb 9:27Apoc 21:8)

 

O que acima foi referido julgo ser suficiente para mostrar que não adiante ao homem, venha ele de branco ou de preto vestido, use ou não colarinho clerical ou barrete cardinalício, esteja ele sentado no seu trono de onde faz emanar os seus ensinos e decretos – como se fosse “Deus”. Onde quer que esteja ou seja, tentar contrariar o plano de Deus para a Salvação é inútil. O Eterno Criador sempre levará por diante os Seus propósitos, por mais que os homens o tentem contrariar ELE é soberano e um dia os julgará por sua iniquidade. (Isaías 45:8; Salmo 115:1-18; Apocalipse 20:12)

 

Mas a quantos O receberam Deus deu-lhe o direito e o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome “Jesus” (Jo 1:12)

 

Se é um dos que se opõe ao plano de Deus para salvação da humanidade, pare um instante e reflita, arrependa-se do seu pecado, receba o Senhor Jesus Cristo pela fé em obediência à Sua palavra e pode experimentar o grande amor de Deus e usufruir da vida eterna, a qual se consegue apenas e só por Cristo Jesus nosso Senhor.